O quotidiano de quatro cidades vietnamitas, captado pela objectiva de Ricardo França e reflectido em 21 fotografias, está em exposição no Museu do Oriente (Lisboa), a partir de 21 de Agosto e até 20 de Setembro.
Hanoi, Ha Long, Hoi An, Hue – Quatro paragens no Vietname espelha um diário de viagem, composto por fotografias intimistas que recriam ambientes únicos – de trabalho, de lazer, de relações familiares, de preparação e venda de alimentos, de trajes típicos, de momentos fúnebres, de lembranças – e constituem documentos onde se identifica a coabitação serena de práticas culturais modernas e ancestrais.
Ricardo França nasceu em Lisboa, em 1973. Iniciou-se na fotografia durante os primeiros anos do curso de Arquitectura e, em 1995, viajou pela Índia, onde experimentou, pela primeira vez, a fotografia documental a cor.
Nas viagens posteriores, a sua objectiva entrou, progressivamente, nos lugares que visitou, aproximando-o das pessoas e do seu quotidiano. Três anos e várias viagens mais tarde, trabalhou em Macau, experiência da qual resultou a primeira exposição individual, Habitar Macau.
O autor das fotografias que integram esta exposição, propõe-se, numa visita guiada no dia 4 de Setembro (entrada livre, pelas 18:30h), explicar aos visitantes as motivações que estão por detrás de cada uma das fotos que fez do quotidiano de quatro cidades do Vietname. Um trabalho que resulta da aproximação do arquitecto a estes lugares e às gentes que os habitam.
Foto: Ricardo França
O sítio de Ricardo França Aqui.
O sítio do Museu do Oriente Aqui.
~ 6 comentários: ~
at: 12 agosto, 2009 17:32 disse...
Olá
Já cá tinha estado, mas voltei para retribuir a sua visita. E voltarei de novo, em início de Setembro. Os meus parabéns pelo seu espaço, é bem construído, inteligente e oportunamente informativo.
Parece-me ser mais fotógrafo do que não-fotógrafo...e com imagens fortes.
at: 12 agosto, 2009 18:27 disse...
Vim aki só para dizer que leve a imagem contigo!...rsrs
É nossa!
Beijo...
Depois volto para ler tudo e comentar...
Beijinho
at: 13 agosto, 2009 04:41 disse...
Olá Ruimnm.
Obrigado pela dica, parece valer a pena ir ver, uma boa, e interessante sugestão.
Tudo de bom, com os meus cumprimentos, até breve.
Um abraço.
José Filipe - 13/08/2009
at: 13 agosto, 2009 10:42 disse...
Uma bela reportagem... realidade interessante de ser intendida :)
Parabens
at: 13 agosto, 2009 12:42 disse...
Obrigada pelas úteis informações que sempre encontramos aqui!
Como se as imagens naõ fossem já suficientes!
at: 13 agosto, 2009 12:49 disse...
Obrigada pela visita.
Encontrei aqui um blog com muito interesse e excelentes fotografias.
Vou voltar.
~ Enviar um comentário ~