03/07/09

Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular lança Bienal de Fotografia a partir de 2010


O Eixo Atlântico vai criar uma Bienal de Fotografia de características idênticas à de pintura já existente, disse à Lusa o vereador da Cultura da Câmara de Gaia, Mário Dorminsky. A decisão foi tomada na reunião do Conselho de Cultura do Eixo Atlântico (formado pelos vereadores desta área de todos os 28 municípios portugueses e galegos da associação) presidida pela Câmara de Gaia, que é a anfitriã da Capital da Cultura do Eixo Atlântico.

O autarca referiu que este foco na área da fotografia será materializado também no lançamento de um livro de fotografias sobre a evolução das cidades constituintes desta associação desde o início do século XX. "Em articulação com a Bienal de Fotografia, irá também nascer o futuro Museu da Fotografia do Eixo Atlântico, outra decisão hoje tomada pelo Conselho da Cultura", revelou Mário Dorminsky.

A candidatura à Capital da Cultura do Euro-Região Galiza/Norte de Portugal veio na sequência da aprovação desta iniciativa, a 17 de Setembro último, em Vigo, na reunião da Comissão de Cultura do Eixo Atlântico, a que Mário Dorminsky preside.

Criado em 1992 por 18 cidades, nove de cada lado da fronteira, o Eixo Atlântico é uma associação transfronteiriça que reúne presentemente 34 municípios, 17 de cada lado da fronteira, sendo a sua Comissão de Cultura formada pelos vereadores com esse pelouro dos concelhos constituintes. Tem uma presidência rotativa assumida alternadamente por municípios da Galiza e do Norte de Portugal, sendo presentemente Luís Filipe Menezes o presidente desta organização. In, Público. Toda a notícia Aqui.

O sítio do Eixo Atlântico Aqui.

~ 1 comentários: ~

Gaspar de Jesus says:
at: 04 julho, 2009 15:37 disse...

Caro amigo
Muito obrigado pela visita e também por esta importante informação.
Abç
G.J.

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.