19/06/09

Viagem pelo mundo das imagens da World Press Photo no Museu da Electricidade


Está patente, entre 19 de Junho e 19 de Julho, no Museu da Electricidade, Lisboa, a exposição das fotografias vencedoras do concurso World Press Photo 2009.
É a 52ª edição da concorrida competição que, pelo terceiro ano consecutivo, elege o Museu da Electricidade como local para se mostrar, na capital portuguesa.
Em Portugal, a exposição, que vai estar patente em quase meia centena de pontos do globo, realizar-se-á também no Funchal, em Portimão e em Ponta Delgada.

UMA IMAGEM DA CRISE
A fotografia do ano pertence a Anthony Suau, dos Estados Unidos da América e foi tomada para a Time.
É a preto e branco e na imagem vê-se um detective que foi contratado para verificar se os residentes de uma casa em Cleveland (Ohio) a tinham, realmente, abandonado e se o local não havia sido entretanto ilicitamente ocupado. É uma foto que fala de uma das faces visíveis da crise, nos EUA: as ordens de despejo e a retoma de apartamentos por parte dos seus proprietários.
A cena, fotografada em Março de 2008, integra uma peça jornalística publicada na Time e que abordava a crise na economia norte-americana, uma reportagem que acabou por ganhar o 2º prémio da categoria "Histórias da Vida Diária".

UM CONCURSO A CRESCER
Este ano concorreram à WPP fotógrafos de 124 países sendo a China (490) e a Índia (208) aqueles de onde vieram mais competidores. Aliás, o número de candidatos surgidos do continente asiático aumentou em 14% relativamente à edição de 2008. Na Europa, continente que tradicionalmente se apresenta muito forte nesta disputa, notou-se um grande aumento de fotógrafos italianos (306, contra 251 em 2008) e polacos (104, contra 81).
O Júri entregou prémios, em 10 categorias, a 64 fotógrafos de 27 países: Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, França, Alemanha, Grécia, Índia, Irlanda, Itália, Japão, México, Holanda, Polónia, Rússia, El Salvador, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia e Estados Unidos da América.

Foto: Anthony Suau, para a revista Time.
Pode ler uma notícia no Público Aqui.

Galeria dos vencedores Aqui.

~ 0 comentários: ~

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.