26/06/09

Um Fotógrafo Russo em 1900



As fotografias de Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii (1863-1944) oferecem um vivido retrato de um mundo perdido - o Império Russo nas vésperas da I Guerra Mundial e a próxima revolução. Os seus temas variam desde as igrejas e mosteiros medievais da antiga Rússia, ás ferrovias e fábricas de uma emergente potência industrial, a vida diária e o trabalho da Rússia de uma população diversa.

No início dos anos 1900 Prokudin-Gorskii formulou um ambicioso plano para um levantamento fotográfico do império russo que ganhou o apoio do Czar Nicholas II. Entre 1909-1912, e novamente em 1915, completou estudos de onze regiões, viajando num carro especialmente equipados fornecido pelo Ministério dos Transportes.

Prokudin-Gorskii foi para a Rússia em 1918, passando primeiro pela Noruega e Inglaterra e França. Por essa altura o czar e sua família foram assassinados e o império que Prokudin-Gorskii tão cuidadosamente tinha documentado fora quase totalmente destruído.

As suas sobreviventes imagens da Rússia, nas vésperas da revolução - gravadas em placas de vidro - foram adquiridas pela Biblioteca do Congresso em 1948 a partir dos seus herdeiros.

Para esta exposição, que agora podemos ver, as placas de vidro foram digitalizadas e, através de um processo inovador conhecido como digichromatography, foram produzidas imagens brilhantes.

Esta exposição apresenta uma amostra das imagens históricas de Prokudin-Gorskii produzidas através do novo processo, a tecnologia digital, que torna possível esta superior cor e celebra o facto de, pela primeira vez, muitas destas maravilhosas imagens estarem disponíveis ao público.

Nascido em Murom, uma província da Rússia (inicialmente acreditava-se que tivesse nascido em São Petersburgo) em 1863, e educado como um químico, Prokudin-Gorskii dedicou a sua carreira para o avanço da fotografia.
Estudou com renomados cientistas, em São Petersburgo, Berlim e Paris. A sua própria pesquisa original rendeu patentes para produzir um filme colorido, slides e cor para projectar filmes. Por volta de 1907 Prokudin-Gorskii formulou um plano para utilizar os avanços tecnológicos emergentes, que tinham sido feitos sistematicamente na fotografia a cores para documentar o império russo. Através do tal projecto ambicioso, o seu grande objectivo era o de educar as crianças da escola da Rússia, com as suas "ópticas, cor e projecções" da vasta e diversificada história, cultura e modernização do império.

Equipado com um carro especialmente fornecido pelo Czar Nicholas II, e na posse das duas licenças que lhe concedeu o acesso a áreas restritas e de cooperação entre o império da burocracia, Prokudin-Gorski foi documentando o império russo em torno de 1907 até por volta de 1915.

Conduziu muitas palestras ilustradas do seu trabalho.
Prokudin-Gorskii deixou a Rússia em 1918, após a Revolução Russa, indo viver para Paris, onde morreu em 1944.


Foto: Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii, 1909


Ver o trabalho de Prokudin-Gorskii Aqui.

~ 2 comentários: ~

the dear Zé says:
at: 26 junho, 2009 04:37 disse...

Muito obrigado por este teu excelente trabalho de divulgador dos fotógrafos e da fotografia. Absolutamente meritório.

João Reis says:
at: 26 junho, 2009 22:50 disse...

Está de parabéns amigo. Para além de maravilhar-nos com as tuas fotos ainda nos é permitido conhecer outros através destes seus documentários. Obrigada. Excelente.

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.