24/02/11

Exposições de Fotografia em Lisboa


Fernando Lemos em exposição no Palácio das Gouveias


Imagem: Fernando Lemos, "Gesto Emoldurado", s.d.

As fotografias surrealistas do artista plástico Fernando Lemos vão estar expostas na Galeria Palácio Galveias, em Lisboa, numa exposição que vai ser inaugurada na sexta-feira.
Na mesma ocasião, será apresentado o recém-editado livro com todas as suas fotografias pertencentes à Fundação Cupertino de Miranda, no total 133, “Eu sou fotografia”, titulo que também dá nome à exposição.

Numa parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação Cupertino de Miranda, a exposição apresentará parte das fotografias da sua colecção.

Fernando Lemos, nascido em Lisboa em 1926, começou a dedicar-se à fotografia em 1949, quando comprou uma Flexaret, uma máquina fotográfica muito conhecida na época. A necessidade inconsciente de liberdade de expressão levou Lemos a fotografar recorrendo a processos muito utilizados na fotografia surrealista (solarização, sobreposições, impressões em negativo e positivo) construindo uma linguagem de fragmentação da imagem. O resultado deste trabalho está disponível ao público até ao dia 3 de Abril. Fonte: Público.


Paulo Nozoni em exposição na Galeria Quadrado Azul


Imagem: Paulo Nozolino

Uma reflexão sobre a vida e a morte é o que Paulo Nozolino apresenta em Lisboa até ao dia 21 de Abril, na Galeria Quadrado Azul, em Lisboa. A exposição intitulada “Makulatur”, nome alemão, é, segundo o fotógrafo, a mais pessoal de sempre, uma vez que partiu da experiência de Nozolino com a morte dos pais.

Uma fotografia tirada ao pai, em 2008, na última vez que o viu vivo e mais tarde à sua mãe, horas antes de morrer, estão na raiz de “Makulatur”, reflectindo o luto e a perda do artista.

Dois anos depois de “Bone Lonely”, Paulo Nozolino volta à sua galeria para apresentar o seu mais recente trabalho, uma mostra composta por 12 fotografias em seis dípticos.

A fotografia de Paulo Nozolino (n. 1955) foi alvo em 2005 de uma antológica no Museu de Serralves, no Porto, e, em 2006, o artista recebeu o Prémio Nacional de Fotografia, pelo conjunto da sua obra. Fonte: Público.

~ 1 comentários: ~

mfc says:
at: 24 fevereiro, 2011 18:24 disse...

As tuas informações sempre úteis!

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.