16/09/10

Malick Sidibé na doclisboa


Imagem: Malick Sidibé

Integrada nas actividades paralelas do doclisboa – VIII Festival Internacional de Cinema, e em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, inaugura no dia 28 de Setembro, às 19h, na Galeria do Palácio Galveias, uma exposição com 85 fotografias de Malick Sidibé. Os trabalhos do fotógrafo maliano estarão expostos até ao final de Outubro, com entrada livre.

Nascido em 1936 em Soloba, uma aldeia a 300 km da capital do Mali, Bamako, estudou Desenho e Design de Joalheria, distinguindo-se desde logo pelo seu talento para o desenho. Em 1962 abre o seu próprio estúdio e, desde então, o seu trabalho têm-lhe grangeado diversos prémios internacionais.

Até 1940, os africanos, sobretudo os das zonas rurais, não aceitavam ser fotografados, muitos acreditavam que o fotógrafo conseguia vê-los nus através da lente e que isso os faria ficar sem alma. Graças ao trabalho de fotógrafos índigenas como Malick Sidibé a fotografia começou a ser aceite em África. Após várias décadas de trabalho no seu estúdio, Sidibé fotografou “todos os que eram alguém” em Bamako, captando as suas expressões, as suas roupas e trabalhando em harmonia com os “modelos”. Os seus retratos e fotografias documentais são testemunho do desenvolvimento cultural e social do Mali pós-colonial. Hoje em dia Malick é considerado o mais importante fotógrafo africano vivo.

O fotógrafo maliano, que empresta este ano uma das suas fotografias ao cartaz do doclisboa, foi o vencedor do Prémio Photo España Baume & Mercier 2009. Em 2008 foi distinguido com o prémio do Centro Internacional de Fotografia de Nova Iorque, em 2007 coube-lhe o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, e em 2003 com o Prémio Hasselblad (Suécia), em 2003.
Mais trabalhos de Sidibé na artnet.

~ 3 comentários: ~

the dear Zé says:
at: 17 setembro, 2010 01:32 disse...

Obrigado. Não vou perder.

Margarida Fernandes says:
at: 18 setembro, 2010 00:46 disse...

Aqui mantemos-nos sempre a par do que vai acontecendo em termos de fotografia...

Obrigada, mais uma vez.

Bom fim-de-semana

cs says:
at: 22 setembro, 2010 15:29 disse...

Muito bom, em tempos fiz um post com imagens dele, aqui
http://cincosentidosoumais.blogspot.com/2009/06/malick-sidibe.html.
Uma lente sobre África tão etnográfica(mente) bela

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.