17/07/10

Exposição Fotográfica - "Fé nos Burros"


Imagem: João Pedro Marnoto

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino apresenta a iniciativa " Fé nos Burros” que pretende, através da instalação fotográfica realizada em parceria com João Pedro Marnoto, enaltecer a utilidade e importância da relação homem-animal, com especial relevância para as burras, burros, mulas e machos. Esta cultura rural associada aos habitantes das nossas aldeias, retratada nas suas maneiras de trabalhar com a terra e animais, a sua cumplicidade na relação com os mesmos.
Apesar da AEPGA, ser uma associação cujo objectivo se centra na recuperação e manutenção da Raça Asinina de Miranda, o burro e o gado muar assumem neste projecto uma figura, que simboliza a riqueza cultural e natural desta região.
Através da presença deste animal iremos descobrir facetas do quotidiano dos seus donos, desde a sua cultura material, saberes artesanais, tradição oral, conhecimento popular, até aos seus sentimentos e emoções.
Iremos à procura da presença de um mundo antigo que ainda resiste à avalanche da modernidade, e sobretudo daqueles que assistem e resistem ao seu desaparecimento.
Ao tentar transpor a ideia de estúdio fotográfico para as aldeias e povoações do concelho de Alfandega da Fé e aí retratar os burros, burras, mulas e machos acompanhados dos seus donos, a intenção é acima de tudo isolar os retratados dos demais elementos envolventes, e assim concentrar toda a força da imagem para o que se pretende realçar, refere o autor.
Se num primeiro olhar a maior parte das imagens afigurarem um passado em desaparecimento demasiado evidente e inquestionável da relação do homem com o animal e a terra, num segundo olhar mais atento constatamos que um sinal de esperança surge em tons de amarelo numa figura jovem acompanhada do seu Burro.
Numa adaptação aos nossos tempos, representa novas vertentes e práticas no uso deste animal através de passeios inseridos num turismo rural e sustentável, num concelho tão propício a tais actividades.
Assim sendo, o que se pretende enaltecer é essa mesma relação entre o Homem e o Burro, sabendo que enquanto se perpetuar essa cumplicidade, haverá sempre esperança na sobrevivência da espécie que desde sempre fez parte da nossa história e memória colectiva. E que deste modo queremos continuar a preservar e a celebrar.
No Jardim Municipal de Alfândega da Fé de 17 de Julho a 21 de Agosto, exposição a céu aberto.

~ 4 comentários: ~

the dear Zé says:
at: 17 julho, 2010 16:09 disse...

Interessante, muito interessante. Quem sabe se...

Sandra Rocha says:
at: 17 julho, 2010 17:23 disse...

Que bom ver que falas na exposição na minha localidade, hoje de manhã já vi estarem a preparar :)
Beijos e bom fds.

Teté M. Jorge says:
at: 17 julho, 2010 19:00 disse...

"Disto e Daquilo" é cultura e entretenimento!

Gosto de vir aqui te ler e ver as imagens... embora pouco comente.

Felicidade!

Beijos.

Angel Corrochano says:
at: 19 julho, 2010 09:21 disse...

Bien por la información. Es cierto que más que nunca debemos concienciarnos por preservar nuestro legado cultural e histórico ... demasiada cultura urbana, demasiadas ciudades inmensas, demasiadas prisas.
Un abrazo

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.