27/06/10

Livro com fotografias inéditas de Frida Kahlo


Um livro com mais de 400 fotografias da pintora mexicana Frida Kahlo, seus amigos e diversos momentos da sua vida, em grande parte imagens "inéditas", foi apresentado hoje na capital mexicana.

A editora RM e o Museu Frida Kahlo, situado na Casa Azul do bairro de Coyoacán, onde a artista viveu, co-editaram a obra "Frida Kahlo: suas fotos", de 552 páginas, que além das 401 imagens contém vários ensaios de especialistas na pintora.

A obra, coordenada pelo fotógrafo Pablo Ortiz Mosteiro, tem uma tiragem inicial de quatro mil exemplares e será traduzida para o francês, inglês, alemão e português, assinala a nota.

Foi elaborado com parte das 6,5 mil fotografias encontradas no dia 14 de Junho de 2007, quando foram tornados públicos arquivos, que permaneceram fechados por mais de meio século em quartos do Museu Frida Kahlo-Casa Azul. Havia 22.105 documentos entre cartas, fotografias, desenhos, rascunhos e brinquedos.

O livro divide-se em sete temas. As origens de Frida, os seus pais, a Casa Azul, o seu acidente, os amores da artista, a fotografia de autores famosos e a luta política da artista.

Entre os artistas destacados que aparecem há imagens dos mexicanos Lola e Manuel Álvarez Bravo, Man Ray, Martin Munkácsi e Tina Modotti; assim como imagens de personalidades que Frida conheceu, como Henry Ford, Rufino Tamayo, Marcel Duchamp e Paulette Goddard.

Também se encontram imagens das atcrizes María Félix e Dolores del Río, do produtor de cinema Arcady Boytler, da também pintora Alice Rahon, do fotógrafo Edward Weston, do director de cinema e teatro Sergéi Eisenstein, do surrealista francês André Breton, e do político russo León Trotsky.

Por outro lado, foram escolhidos "os retratos familiares mais representativos do arquivo da artista", um conjunto de auto-retratos de Guillermo Kahlo, pai da pintora, e imagens de Frida "que documentam a forma como a artista foi construindo sua forte personalidade".

"Fotografada por seu pai desde muito pequena, Frida soube posar para as câmaras durante toda sua vida e, não poucas vezes, foi retratada pelas mãos de grandes artistas", acrescenta o boletim.

A obra "ressalta o interesse de Frida pela arte fotográfica e sua relação com fotógrafos famosos cujas imagens mostram a visão particular que estes artistas tinham do México e de seus protagonistas", conclui a nota da editora e do museu. Fonte: EPA

~ 7 comentários: ~

Cla Leal says:
at: 28 junho, 2010 06:27 disse...

Sou grande admiradora da Frida...não vejo a hora de folhear este livro... ótima dica!!

Angel Corrochano says:
at: 28 junho, 2010 09:21 disse...

Un documento muy interesante. Gracias por compartir la información, este sitio ya es un referente en fotografía, te felicito.
Un abrazo

Isabel Soriano says:
at: 28 junho, 2010 16:41 disse...

Poder sacar a la luz estas cosas se agradece,
Un abrazo

Cris says:
at: 28 junho, 2010 19:17 disse...

Deve ser uma coisa maravilhosa de ver! Adoro Frida!
Beijos!

Evan Burroughs says:
at: 28 junho, 2010 20:36 disse...

=) me ha gustado la captura, el enfoque que le has dado, saludos!

Paulo Sousa says:
at: 28 junho, 2010 22:56 disse...

Interessante.
Tive imenso orgulho na minha filha (12 anos) que ainda há pouco me acompanhou a ver o filme sobre a Kahlo.
Na escola, na semana passada, uma professora levou um livro sobre a sua obra e vida e Margarida (filha) contou-me que a conversa entre ela e a professora diante dos colegas tinha sido muito boa, para ela.
É nestas alturas que me orgulho das referências de vida do mundo da arte que tenho tentado cultivar cá por casa.

R.Ferrari says:
at: 29 junho, 2010 21:04 disse...

Belo registro.

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.