O Museu Colecção Berardo e o Museu do Chiado são as duas principais instituições portuguesas que participam na edição deste ano da PhotoEspaña, onde estarão também presentes Daniel Blaufuks e Miguel Von Haffe.
Lisboa volta a ser um dos palcos do certame através da terceira participação na PhotoEspaña do Museu Colecção Berardo, que apresenta a exposição de Collier Schorr, a artista nova-iorquina que retrata uma “visão autobiográfica da paisagem alemã”.
Tendo como comissário Sérgio Mah - o especialista português que continua a ser Comissário Geral da PhotoEspaña - esta exposição, que abre ao público a 1 de Junho, reúne cerca de 60 fotografias e três vídeos.
Como em anos anteriores, a participação portuguesa - como o apoio do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal e Madrid - volta a integrar a OpenPhoto, uma secção marcadamente internacional do certame de fotografia.
Realiza na localidade de Cuenca, a secção OpenPhoto terá este ano as 78 obras da exposição “Batalha de Sombras” da colecção de fotografias dos anos 50 do Museu do Chiado, que a partir de 11 Junho estará patente na Casa Zavala, da Fundação Antonio Saura.
“Uma mostra representativa de como a fotografia portuguesa dos anos 50 se debateu entre o conceito da arte pela arte ou da procura de uma cultural social e humanística”, referem os organizadores da mostra, comissariada por Emília Tavares.
Apresentada pela primeira vez no ano passado a exposição “faz referência a uma sociedade polarizada entre a perpetuação de uma ilusão e o desengano, que produz imagens ensombradas pelo escasso debate sobre a cultura fotográfica e artística”.
Obras de Daniel Blaufuks estarão ainda patentes no âmbito da exposição “Entretempos: instantes, intervalos, durações”, apresentada pela Fundação Banco Santander pelo Teatro Fernán Gómez.
Dedicada ao tema “Tempo”, a edição deste ano da PhotoEspaña reúne 120 actividades, entre as quais quase 70 exposições, encontros de fotografia, debates, aulas, visitas guiadas, programas educativos e acções de rua.
Mais de 370 artistas de 41 nacionalidades estão presentes nas várias actividades do certame que além da secção oficial terá a OpenPhoto, os “Encontros PHE”, ciclos de cinema e programas com jovens, crianças e famílias.
Harold Edgerton, Lazslo Moholy-Nagny, Helen Levitt, Bleda y Rosa, Juergen Teller, Jeff Wall e Roman Signer são algumas cabeças de cartaz da edição deste ano.
~ 0 comentários: ~
~ Enviar um comentário ~