Já aqui fiz referência ao concurso “Eu Fotografei o Muro” lançado em Novembro pelo Museu Nacional da Imprensa e pelo Jornal de Notícias, no âmbito de uma exposição evocativa da queda do Muro de Berlim, em 1989. Filipe Fonseca foi o vencedor, os 2º e o 3º prémios foram atribuídos a André Carvalho e Jean Marie Lemazurier, respectivamente.
O Júri decidiu também atribuir sete menções honrosas, duas das quais a outras fotografias dos vencedores do 2º e 3º prémio. As restantes menções honrosas foram atribuídas a: Célia Nogueira (Foto nº 12); Marta Marques (Foto nº 45); Miguel Bandeira (Foto nº 56) e Pedro Barros (Foto nº60).
O concurso, destinado ao público em geral, tinha por objectivo recolher testemunhos fotográficos da passagem dos cidadãos pelo “Muro da Vergonha” e contou com mais de 70 fotografias, vindas não só de Portugal, mas também do Brasil, França e Áustria.
A temática, a estética fotográfica e o valor documental e simbólico das imagens constituíram os factores analíticos seguidos pelo júri do concurso, constituído por Maria do Carmo Serén, especialista e ex-conselheira do Centro Português de Fotografia, Alfredo Leite, Director Adjunto do JN, e Luís Humberto Marcos, director do Museu Nacional da Imprensa.
Os prémios, constituídos por bibliografia variada, serão entregues em sessão pública, nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, em data a indicar oportunamente.
Todas as fotografias recebidas estão disponíveis numa galeria virtual, Aqui.
Imagem: Filipe Fonseca
~ 3 comentários: ~
at: 21 março, 2010 00:59 disse...
Espetacular! Gosto muito do que e como fotográfas. Abraço
at: 21 março, 2010 10:40 disse...
Que seria de nós sem as tuas notícias.
at: 21 março, 2010 16:42 disse...
He ido a la " galeria " pero la que me parece mejor, es la que has publicado...fantastica fotografia...un abrazo.
~ Enviar um comentário ~