21/01/10

José Luis Rodríguez perde prémio Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year


aqui tinha feito referência sobre as dúvidas do trabalho do vencedor do prémio de fotografia Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year, o espanhol José Luis Rodríguez, agora, o jornal britânico “The Guardian” vem dizer que o fotógrafo perdeu o prémio de 10 mil libras, após os juízes do concurso concluírem que ele treinou o lobo siberiano que aparece na sua fotografia para saltar uma cerca.

Os juízes do prémio, que teve mais de 43 mil concorrentes de mais de 94 países, afirmaram estarem convencidos que Rodriguez “alugou” o lobo, chamado de Ossian, a um zoológico perto de Madrid. O fotógrafo sustentava que havia esperado meses para tirar a fotografia perfeita, entre convencer um proprietário a deixar que um lobo selvagem entrasse nas suas terras, atrair o lobo com um pedaço de carne e ganhar a sua confiança para instalar o equipamento.

As regras da competição proíbem o uso de modelos animais e nesta quarta-feira (20 de Janeiro) os organizadores retiraram a fotografia de Rodriguez da mostra patente num museu de Londres.

Um especialista em lobos, citado pela revista especializada em vida selvagem Suomen Luonto, disse que o animal parece ter sido treinado para saltar sobre a cerca, já que uma espécie selvagem muito provavelmente tentaria passar espremida por entre as barras.

O fotógrafo não foi contactado, mas os organizadores afirmam que ele continua a negar a fraude. “Eu não entendo essa mentalidade. As pessoas sentiram-se muito desapontadas com o fotógrafo”, disse Mark Carwardine, presidente do comité de jurí.

O prémio Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year, distribuído anualmente, é considerado um dos mais importantes prémios mundiais de fotografia.

Imagem: José Luis Rodríguez

~ 1 comentários: ~

Hellag says:
at: 22 janeiro, 2010 09:37 disse...

bem diz o ditado que a mentira é coxa, apanha-se sempre no virar da esquina. A foto estava belíssima e o nome ficou manchado pela ganância!

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.