22/07/09

Foto-identificação dos Cetáceos dos Açores



Universidade dos Açores cria catálogo fotográfico de cetáceos

Disponibilizar um catálogo online de foto-identificação dos cetáceos dos Açores é o objectivo do projecto AzoresPhotoID, da responsabilidade do Centro de Investigação de Recursos Naturais (CIRN) da Universidade dos Açores. Este catálogo, que já está disponível no site www.flickr.com/photos/azoresphotoid, tem por base imagens obtidas por amadores.
Qualquer pessoa que tenha fotografias de cetáceos que possam ser úteis para foto-identificação pode enviá-las para o e-mail azoresphotoid@gmail.com, indicando o nome do autor, o local da fotografia (com coordenadas GPS, se possível), a data e hora do encontro e a empresa com que efectuou a saída, se for o caso.
As fotografias submetidas são integradas numa base de dados a partir da qual é construído o catálogo. O autor das imagens mantém todos os direitos sobre as mesmas.
Paralelemente ao catálogo digital, o CIRN criou uma outra forma de comunicação com o público, nomeadamente o blogue azoresphotoid.blogspot.com.
A foto-identificação é uma ferramenta científica muito poderosa para estudar vários aspectos da biologia e da ecologia dos cetáceos, desde a estrutura social até aos padrões de residência e às migrações. Nos Açores existem várias equipas a trabalhar com esta técnica, em interligação entre si e com organismos internacionais.

Fonte: Jornal Diário



~ 0 comentários: ~

~ Enviar um comentário ~

+

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.