06/06/09

DIA D - 65 Anos


As fotografias míticas de Robert Capa no Dia D

São apenas 12, mas o fundador da Magnum fez no desembarque da Normandia das melhores imagens da história do fotojornalismo.

Têm todos defeitos para serem das piores fotografias de uma reportagem. Estão tremidas, desfocadas, com uma luz difusa, e para uma reportagem completa não se pode dizer que dêem uma grande possibilidade de escolha, pois são apenas 12 fotografias. Mesmo assim são consideradas - apesar de todos estes defeitos técnicos e editoriais -, das melhores imagens da história do fotojornalismo.

Trata-se das fotografias míticas do mítico Robert Capa, o mesmo que imortalizara a morte em combate do republicano espanhol na Guerra Civil, o mesmo que dois anos depois do desembarque dos americanos na Normandia, fundou a agência fotográfica Magnum. in, Expresso. Toda a notícia aqui.

As fotografias de Robert Capa (Operação Overlord) Aqui.


Foto: Gerda Taro, 1937. Robert Capa, durante a cobertura da Guerra Civil Espanhola.

~ 5 comentários: ~

Miguel Almeida says:
at: 06 junho, 2009 20:17 disse...

Interessante, assustador, que importa estarem desfocadas, terem defeitos etc etc. O facto é que esteve lá, viveu o mesmo inferno dos homens fotografados e ficou registado.

José Carlos Marques says:
at: 07 junho, 2009 03:56 disse...

Estou a ver que não conheces toda a história por detrás das fotografias. A maioria dessas imagens estavam técnicamente "bem feitas". E como um bom repórter que era, Capa tinha muito mais que as 12 fotografias que falas. O problema foi do seu assistente. Na altura em que Capa trabalhava para a LIFE, não era ele que revelava as suas imagens, e o assistente que fez a revelação do desembarque na Normandia, enganou-se nos químicos e estragou-lhe todo o trabalho. Quer dizer... quase todo. Sobraram as 12, que mesmo assim conseguem mostrar o brilhante repórter que era Capa.
Dá que pensar... naquela altura não bastava estar no local e ser um bom fotógrafo. Era preciso saber fazer com que a imagem passa-se de latente a fisica. Imagino os momentos de stress que se terão vivido nesses tempos!

ruimnm says:
at: 07 junho, 2009 11:54 disse...

José Carlos Marques: obrigado pelas tuas explcações históricas, que não sabia. Mas eu apenas reproduzi a notícia que saíu no Semanário Expresso Online, e isso mostra que os nossos jornalistas também não sabem o que escrevem...

José Carlos Marques says:
at: 08 junho, 2009 00:09 disse...

Ui. Isso é grave! Muito grave mesmo! E hilariante ao mesmo tempo...
É o jornalismo, ou os jornalistas que temos... Enfim.

CR says:
at: 09 junho, 2009 18:10 disse...

Grande post Rui.
Um abraço.

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.